Tópicos

domingo, 1 de novembro de 2015

AMOR INCONDICIONAL



'Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.' (Bíblia: Gênesis 1-26)

Durante a criação do mundo, segundo a visão católica, Deus criou o homem e ordenou que o mesmo dominasse todos os animais, desta forma, atualmente, muitos de nós tendo ou não o conhecimento bíblico, achamos que somos superiores aos animais, que podemos maltratá-los para fins de divertimento, em momentos de raiva e de tantas outras formas. Apesar desses atos de crueldade com os animais, acredito que a grande maioria da população já está ciente de que maus tratos é crime, podendo haver até prisão em casos mais graves.
A Declaração Universal dos Diretos dos Animais, criada em janeiro de 1978 é bastante clara quando diz que os animais, sejam eles domésticos ou selvagens, têm direitos como os seres humanos, sendo assim, separei algumas partes da  Declaração, referindo-se principalmente aos animais domésticos para refletirmos se realmente tratamos de forma coerente nosso pequenos amigos:
Artigo 2º, parágrafo 3 – Todo animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.
Artigo 6º, parágrafos 1 e 2 – Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito de uma duração de vida conforme a sua longevidade natural; O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.
Artigo 11º, parágrafo único – Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.
Artigo 13º, parágrafo 1 – O animal morto deve ser tratado com respeito.
Artigo 14º, parágrafo 2 – Os direitos animais devem ser defendidos pela lei como o direito dos homens.
Por fim, faço alguns pedidos a todos: se não pode cuidar, dar amor, carinho e atenção, manter um ambiente com o mínimo de estrutura, não adote. Se ver qualquer situação de descaso e maus tratos a animais, denuncie! Eles não falam, mas sentem tudo o que fazemos para o bem estar deles ou não, são nossos amigos e só querem nos dar um amor único, só necessitam que esse amor seja recíproco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário